Praça Visconde de Cairu

A Praça Visconde de Cairu, localizada no Comércio, na Cidade Baixa, em Salvador é rodeada pelo Mercado Modelo, o Monumento à Cidade de Salvador e a estação inferior do Elevador Lacerda, e ainda, pelo Terminal Náutico da Bahia, beirando a Baía de Todos os Santos e o Forte de São Marcelo, mais ao fundo.   Possui cerca de 15 mil metros quadrados.

Foi construída entre o fim do século XIX e início do século XX o seu nome é uma homenagem à José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, político baiano. No local, encontra-se uma estátua de bronze do Visconde e a antiga residência usada por ele, onde será construído o futuro Museu da Cidade e o Arquivo Histórico Municipal de Salvador. As obras ainda incluem mudanças em ruas próximas, no calçamento da praça e no Mercado Modelo. O projeto arquitetônico foi doado ao governo municipal por Fernando Frank, um dos arquitetos da Casa do Comércio (localizado na Avenida Tancredo Neves).

De 2014 a 2016/17, a festa de réveillon da cidade, organizada pela prefeitura, teve lugar na praça com queima de fogos de artifício e apresentações musicais gratuitas.