Museu Tempostal

Em 1995, o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Cultura e Turismo, adquiriu a coleção particular de Antônio Marcelino do Nascimento, construída com perseverança durante 40 anos. O acervo é apresentado ao público em 05 de novembro de 1997, data em que é inaugurado o Museu Tempostal em um sobrado do século XIX, antigo ponto comercial do conde português Pereira Marinho.

O acervo do Museu Tempostal é formado por cerca de 50.000 peças, sendo 33 mil procedentes da coleção Antonio Marcelino, constituem postais, fotografias e estampas, do final do século XIX e meados do século XX, sendo um dos acervos mais completos do país. Representam imagens de valor histórico, artístico e documental, não só da Bahia e do Brasil, mas também, de diversos países do mundo, sobre as mais variadas temáticas.

Destacam-se nas coleções as imagens representativas da Bahia Antiga, os cartões-postais da Belle Époque, que chamam a atenção pela variedade dos materiais nos quais foram confeccionados, e as Estampas do Sabonete Eucalol.

A Coleção Bahia Antiga, fonte privilegiada de informação para pesquisa historiográfica, antropológica e sociológica, é representada, não só por fotógrafos e editores nacionais, mas também por editores estrangeiros. Figuram na coleção, os europeus Reutlinger, Union Postale Universelle, Rex, Toulouse, Ed. Necasar e Morate; os brasileiros Almeida e Irmãos, Livraria Reis e Cia, LItho Typografia,Joaquim Ribeiro e Cia., e fotógrafos como Rodolfo Lindemann, J. Mello, João Pedrosa, Gustavo Muller e B. Nelli.

Constituem destaque, os requintados e originais postais da Belle Époque confeccionados em celulóide, madeira ou pergaminho; bordados em seda ou pintados à mão assim também as Estampas do Sabonete Eucalol lançadas em 1927 pela Perfumaria Myrta S.A., confeccionadas para impulsionar as vendas do produto, tornando-se conhecidas como “Fragrância do Saber”, ficando em circulação até 1957.

O Museu Tempostal integra os espaços administrados pela Diretoria de Museus do  Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).


E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Website: https://dimusbahia.wordpress.com/museu-tempostal-2/

Horário de funcionamento: Seg a sex - 12h às 18h, Sáb e dom - 12h às 17h

Telefone: (71) 3117-6383